Notícias

Saúde reforça a importância da vacinação contra a febre amarela para prevenção da doença

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu, nesta quarta-feira (22/03), a confirmação de um óbito por febre amarela. O homem de 34 anos estava internado no Hospital Luzia de Pinho Melo e faleceu no dia 2 de março em decorrência de complicações causadas pela doença. 

Ele residia em Mogi das Cruzes, mas trata-se de um caso importado em virtude do histórico de deslocamento para áreas de risco, inclusive Santa Isabel, onde foi confirmada morte de macaco por febre amarela.  Ele não havia tomado a vacina contra a febre amarela. "Estamos reforçando a importância da vacinação na prevenção da doença. O vírus está em nossa região e a única forma de prevenção é tomando a vacina", explica a médica da Vigilância Epidemiológica de Mogi das Cruzes, Tereza Nihei. A vacina contra a febre amarela continua disponível para todos os mogianos que ainda não foram imunizados, desde que não haja restrições. 

Entre os dias 5 e 9 de março, a Vigilância Epidemiológica e o Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses realizaram todas as medidas preventivas de bloqueio, remoção de criadouros e nebulização para eliminação do Aedes aegypti no bairro do Socorro, em todo o entorno onde morava a vítima.

Outra medida cautelar foi a vacinação casa a casa contra febre amarela e a orientação dos moradores sobre os cuidados de prevenção.

Neste ano, até o momento, Mogi das Cruzes registrou oito notificações suspeitas de febre amarela em humanos, dos quais seis foram descartadas, um está em análise e um foi confirmado (rapaz de 34 anos que veio a óbito). Desde o dia 19 de março, uma nova estratégia está sendo adotada para a otimização das doses. No entanto, há estoque de doses suficiente para garantir a imunização de todos que desejarem.