O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes é o primeiro prédio público do município contemplado com o Prêmio Amigo do Meio Ambiente na Categoria Destaque 2015. O título foi concedido pela Secretaria Estadual de Saúde durante a abertura do Seminário Hospitais Sustentáveis, realizada no dia 1° de setembro no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
Os detalhes da premiação foram apresentados pelos secretários municipais de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, e de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, durante reunião realizada no salão do gabinete do prefeito Marco Bertaiolli, nesta quarta-feira (02/09). “Ao longo dos anos temos colecionado vários prêmios conquistados pela Prefeitura de Mogi das Cruzes nas mais diversas áreas e esse prêmio para o Hospital Municipal, que tem apenas um ano de funcionamento, é motivo de orgulho e a certeza de que estamos no caminho certo. Poder servir de exemplo para outros projetos é algo muito importante e satisfatório”, afirmou o prefeito.
O Prêmio Amigo do Meio Ambiente foi criado pela Secretaria de Estado da Saúde, com apoio técnico do Centro de Vigilância Sanitária, com objetivo de estimular iniciativas sustentáveis nas unidades que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta oitava edição, foram recebidos 93 projetos de hospitais e centros de saúde de todo o País, sendo que os 15 melhores, entre eles o do Hospital Municipal, foram selecionados pela comissão julgadora.
O projeto intitulado "Instalações Verdes" descreveu as ações de sustentabilidade implantadas no Hospital Municipal, como a utilização de energia solar para o aquecimento da água usada nas torneiras e chuveiros, por meio de painéis solares; a reutilização da água da chuva utilizada nas descargas sanitárias; e o espaço verde existente no Solarium, localizado no terceiro andar do prédio. “Além disso, é importante ressaltar que o Hospital iniciou suas atividades totalmente digitalizado, ou seja, dispensa a impressão de raio-x, um componente altamente poluidor para o meio ambiente”, acrescentou o secretário de Saúde.
Os recursos que garantiram ao Hospital Municipal a premiação foram planejados desde a elaboração do projeto da nova unidade. “Como arquiteto da Prefeitura de Mogi das Cruzes há tantos anos foi uma surpresa conquistar essa premiação por detalhes pequenos, mas de extrema importância e que fazem a diferença na economia de recursos e na preservação ambiental”, acrescentou Chavedar.
Entre os projetos ganhadores há apenas duas unidades que realizam atendimento municipal: o Hospital de Mogi das Cruzes e uma UBS da capital paulista. Todas as outras atuam como referências regionais ou estaduais em locais como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A premiação
O Prêmio Amigo do Meio Ambiente é concedido anualmente pela Secretaria de Estado da Saúde de SãoPaulo às organizações públicas ou privadas que prestam algum tipo de serviço ao SUS. Para definir os selecionados são analisadas as ações de preservação ambiental. Tais ações precisam ter como fator norteador as medidas que estejam inseridas no princípio da responsabilidade da administração pública em orientar e conscientizar a população e, ainda, pela convicção de que cabe ao setor de saúde dar o exemplo para a sociedade quanto aos aspectos de proteção à saúde pública e ambiental.
Desde 2008 até a edição de 2014, o prêmio havia recebido mais de 360 projetos de instituições de todo o Brasil, dos quais 100 receberam a placa de reconhecimento. A partir de 2012, os trabalhos premiados ficam disponíveis para consulta do público no site www.hospitaissaudaveis.org, estimulando a difusão das medidas vencedoras.
O Seminário Hospitais Saudáveis é organizado pela associação sem fins econômicos "Projeto Hospitais Saudáveis (PHS)" e o tema deste ano foi "O desafio do setor saúde frente às mudanças climáticas".