Durante toda esta quarta-feira (25), o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes oferece orientações sobre como se prevenir do câncer de próstata e tira dúvidas sobre a doença. No evento, que será o Dia D da campanha Novembro Azul, terá ainda um talk show para a das 14h às 15h30 com profissionais especializados na doença. O programa de entrevistas será transmitido ao vivo no perfil da Prefeitura. A programação é gratuita e direcionada para toda a família, para que os membros levem às informações aos homens que convivem.
“Pensamos no Talk Show baseados no sucesso de um dos eventos realizados durante a Campanha Outubro Rosa, onde médicos, psicólogos e especialistas prestaram informações e tiraram dúvidas sobre o câncer de mama. Agora é a vez dos homens saberem um pouco mais sobre o câncer de próstata e esclarecerem tudo o que for necessário para prevenir essa doença”, explica a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Bertaiolli.
O bate-papo contará com a presença de seis especialistas no assunto, entre eles o médico oncologista e coordenador de Gestão Hospitalar da Prefeitura de Mogi, Paulo Villas Bôas de Carvalho, o clínico geral Carlos Alberto de Assis Junior, o urologista Guilherme Schmidt Unterkircher, o psicólogo José Roberto Maiolo, o diretor do Hospital Municipal, Matheus Gomes e o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis.
PSA
Os postos de saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSF) realizam, até o final de novembro, exames de PSA para homens de 45 a 70 anos que não estejam em tratamento com urologista, nem tenham realizado esse procedimento no último ano. Os interessados devem procurar a unidade mais próxima de sua residência para solicitar o agendamento do exame e receber as instruções necessárias para a coleta do material. A ação também integra a Campanha Novembro Azul, voltada para a prevenção do câncer de próstata.
O Antígeno Prostático Específico (PSA) é uma substância produzida pelas células da glândula prostática, encontrado principalmente no sêmen, mas também no sangue. A maioria dos homens saudáveis têm níveis menores de 4 ng/ml de sangue. A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA. Também é realizado o exame de ultrassom, para verificação do tamanho da próstata, além do exame de toque retal, solicitado conforme critério médico.