O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes realizou nesta terça-feira (5 de maio) a ação “PARE! Higienize suas mãos”. A iniciativa é parte das ações da campanha iniciada no Dia Mundial de Higienização das Mãos. A data foi definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Integrantes da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) visitaram os setores da unidade de saúde. Os colaboradores eram “parados” e incentivados a lavarem as mãos, conforme os cinco momentos. Quem “aceitava o desafio” ganhava o selo “eu paro para higienizar as mãos”. O selo (um adesivo) era colado no crachá.
A Norma Regulamentadora 32 (NR 32) era lembrada em cada abordagem. Ela determina que o processo de higienização precisa ocorrer sem nenhum tipo de adorno, como anéis, alianças e pulseiras, por exemplo.
Todos os computadores do hospital passaram a ter nas áreas de trabalho o papel de parede do lema da campanha: “Dê preferencia à vida. PARE, higienize suas mãos!” Cartazes sobre o tema foram fixados nos painéis informativos. Os quartos de internação ganharam placas nas portas.
Conforme destaca a enfermeira Pamela Lóia, responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HMMC, a higiene das mãos é uma das mais importantes medidas de prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. “As mãos são o principal veículo de transmissão de microrganismos de um indivíduo para outro”, ressaltou.
Portanto, o HMMC faz um alerta: o simples ato de higienizar as mãos de forma correta torna-se a principal medida de controle no desenvolvimento de infecções, pois reduz significativamente a transmissão de doenças. Transformar a higienização das mãos em um hábito frequente pode salvar vidas
Como lavar as mãos corretamente:
Enxaguar as mãos com água corrente, evitando tocar na pia;
Colocar sabonete em quantidade suficiente em ambas as mãos;
Ensaboar as palmas das mãos, esfregando-as entre si;
Esfregar a palma de uma das mãos contra o dorso da outra mão e vice-versa, entrelaçando os dedos;
Esfregar todos os dedos, entrelaçando-os e esfregando o espaço entre eles;
Esfregar o dorso dos dedos de uma mão com a palma da outra mão e vice-versa;
Esfregar um polegar com a palma da outra mão e vice-versa, utilizando movimentos circulares;
Esfregar a palma de uma mão com os dedos e as unhas da outra mão fechada em concha e vice-versa, através de movimentos circulares;
Esfregar os antebraços;
Enxaguar bem as mãos novamente, se livrando de toda a sujeira, evitando tocar com as mãos na torneira;
Enxugar as mãos em uma toalha de papel, começando pelas mãos em direção aos punhos.