Uma equipe do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes participou do curso de Gestão de Programas de Voluntariado. A capacitação ocorreu no Centro de Voluntariado de São Paulo, com sede na capital. Representantes da Associação do Voluntariado de Mogi das Cruzes, que atua em parceria com o HMMC, também estiveram presentes.
O objetivo, como explicou a gerente do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, Erica Laurindo, é capacitar o hospital a fim de “consolidar a cultura e o trabalho do voluntário e promover a educação para ao exercício consciente da solidariedade e da cidadania”. “O Centro de Voluntariado de São Paulo ajudou a criar grupos de voluntários de hospitais como o Sírio-Libanês e o Albert Einstein”, ressaltou Erica.
Questões como a legislação (Lei do Voluntariado) que precisa ser seguida, a organização do programa e como treinar os voluntários foram abordadas.
Um perfil do voluntariado no País foi apresentado. Do total de voluntários brasileiros, 53% são mulheres. Vinte e cinco por cento da população com mais de 16 anos fez ou faz um trabalho do tipo. O Brasil está novamente entre os dez primeiros do mundo no ranking do número de voluntários. Ocupa a nona colocação, segundo o World Giving Index - relatório anual publicado pela Charities Aid Foundation, entidade inglesa, que recolhe dados de 130 países e analisa diversos serviços sociais oferecidos.
Desde 2 de março, o Hospital Municipal conta com o auxílio da Associação do Voluntariado de Mogi. Identificadas com jalecos rosas, os voluntários têm o objetivo de auxiliar nas orientações oferecidas aos pacientes e reforçar o acolhimento humanizado já adotado na unidade.