Alunos, professores, bandas, fanfarras representantes dos órgãos de segurança, associações e entidades sociais e esportivas apresentaram na manhã deste sábado (02/12), na rua Deodato Wertheimer, a grandeza de Braz Cubas que completou 64 anos. O Desfile Cívico-Militar, em homenagem ao aniversário do Distrito, contou com a presença do prefeito Marcus Melo e autoridades, que destacaram a importância da região para a cidade de Mogi das Cruzes.
“Um desfile como este sempre fortalece e mantem as tradições da cidade. É uma grande alegria contar com a participação de pais, professores, alunos e a comunidade, que vivem em Braz Cubas”, disse o prefeito Marcus Melo. Braz Cubas conta com 12 unidades de saúde, 29 escolas municipais, incluindo a Emesp, 4 creches e 32 creches subvencionadas. São dois Cempres no Distrito, um localizado na Vila Lavínia e outro na Avenida Kaoru Hiramatsu.
Neste ano, o tema do desfile foi "O Mundo em Nossas Mãos". A abertura contou com a participação da Guarda Municipal, as Polícias Civil, Militar, Rodoviária e Ambiental e Bombeiros, além dos membros do Conseg do distrito. Escolas e instituições apresentaram ações voltadas para a sustentabilidade, qualidade de vida e também a solidariedade com a participação de projetos sociais da região. O desfile foi dividido em subtemas: “Valorização da infância, plantar e colher”, “Cuidando do futuro da nossa cidade”, “A calçada é a extensão do lar” e “Solidariedade e qualidade de vida”.
Braz Cubas é o segundo distrito mais populoso de Mogi das Cruzes, somando atualmente 117.457 habitantes em 130 bairros. “É um grande distrito com uma população muito unida. Temos aqui o Hospital Municipal, que é referência para toda a cidade e a Unidade de Pronto Atendimento, no Oropó. O distrito conta com uma série de serviços, além de uma atividade econômica consolidada", disse o prefeito.
O Distrito de Braz Cubas foi criado pela Lei Estadual nº 2.456, de 30/12/1953. A Lei Municipal nº 5.317, de 13/12 de 2001, instituiu o Dia do Distrito de Braz Cubas. Participaram do evento o vice-prefeito Juliano Abe, o deputado estadual Marcos Damásio, os vereadores Antonio Lino e Diego de Amorim Martins, secretários municipais e autoridades da região.