A Campanha do Agasalho 2015 arrecadou e distribuiu 321.555 peças aos cidadãos mogianos. O número foi divulgado nesta quinta-feira (03/09) pela manhã, durante evento de prestação de contas realizado pelo Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes no Clube Náutico. Lideranças comunitárias de todo o município, que ajudaram no processo de distribuição das roupas, participaram do evento e tiveram seu trabalho enaltecido pela presidente do Fundo Social, Mara Bertaiolli, em seu pronunciamento.
“A Campanha do Agasalho não é da Prefeitura nem do Fundo Social, ela é de Mogi das Cruzes. Por isso, quero agradecer sinceramente a todas as lideranças de bairro que estão aqui, pois vocês fazem parte de uma estrutura que funciona muito bem e que é responsável por levar cada uma dessas peças às pessoas que mais precisam. Em uma campanha como esta, o que nos motiva é ver a alegria e a satisfação estampada no rosto das pessoas, e isso aconteceu em cada entrega que fizemos nos bairros”, disse Mara.
O Hospital Municipal foi um dos pontos de coleta e marcou presença no evento de encerramento da campanha.
Neste ano, a campanha contou com a participação da equipe de basquete Mogi das Cruzes/Helbor – os cartazes e caixas de arrecadação trouxeram imagens do time. Os jogadores e a comissão técnica acompanharam doações e ajudaram a divulgar a campanha. Nesta quinta-feira, eles compareceram ao evento de encerramento da campanha e apresentaram os números finais da arrecadação.
O prefeito Marco Bertaiolli prestigiou o evento e destacou a organização das campanhas do Fundo Social. De acordo com ele, todas as iniciativas contam com início, execução e conclusão – e a prestação de contas à sociedade é um momento muito importante neste processo: “Por isso, reunimos aqui todas as lideranças de bairro e todas essas pessoas que tanto ajudam o Fundo Social em suas campanhas. São ações que possuem um grande alcance, sempre em prol do bem comum. Estes números finais mostram essa dimensão”, disse Bertaiolli, ao lado do vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira, dos secretários Nilo Guimarães (Esportes e Lazer) e Maria Aparecida Cervan Vidan (Educação), além do presidente da Câmara, Antonio Lino, que também estiveram no evento.
A distribuição das peças foi feita durante a campanha. O objetivo da medida é atender as pessoas durante os meses de outono e inverno, quando a temperatura é menor. O sistema foi adotado, com sucesso, desde o ano de 2009. Durante o processo de arrecadação, o Tiro de Guerra funciona como central de triagem das roupas. Lá, um grupo de voluntárias recebe as peças e as separa entre homens, mulheres e crianças. Todas as roupas são também lavadas, passadas e depois organizadas em kits que seguem para as famílias a serem beneficiadas. O mesmo trabalho é feito pelas voluntárias da Associação da Família Vila Pomar.
Uma novidade de 2015 foi o Espaço do Bem, uma parceria firmada com o Mogi Shopping que criou uma loja no centro de compras – transformada em ponto de arrecadação. Com o apoio de uma profissional de moda, as peças recebidas deram origem a combinações expostas em manequins. “Tivemos parceiros tradicionais, como os atiradores do Tiro de Guerra e o Mogi Shopping, e ao mesmo tempo ações inovadoras, como o Espaço do Bem. A cada ano, os mogianos mostram o tamanho de sua solidariedade e em 2015 não foi diferente”, finalizou Mara. (MAS)
Arrecadações da Campanha do Agasalho
2015: 321.555 peças
2014: 275.357 peças
2013: 272.529 peças
2012: 254.055 peças
2011: 252.881 peças
2010: 225.725 peças
2009: 161.023 peças
Foto: Ney Sarmento